Como organizar as finanças? A resposta a essa pergunta é: o segredo não muda. É gastar menos do que se ganha.
Mas é somente assim que conseguimos tirar a forca do pescoço? Claro que não. É preciso consumir coisas de forma consciente sabendo que não se pode ter tudo. O consumo não pode ser uma eterna válvula de escape.
Na medicina, quando o desejo de comprar torna-se incontrolável, existe até um nome: oniomania. O nome assusta, mas o distúrbio tem tratamento, bastando que a pessoa queira. Mas vamos considerar, neste nosso artigo, que seu desejo seja dentro da normalidade. Ainda sim, isso não te livra das possíveis dívidas.
- Prefira pagar à vista – aqueles parcelamentos aparentemente atraentes, vão corroendo seu salário. É tentador fazer caber no bolso aquela parcela de cada nova compra, mas a chance de perda do controle é fatal para o bolso.
- Pesquise preços e, se possível, pechinche – A internet possibilita uma série de opções de pesquisa, evitando pagar mais caro naquelas compras emocionais. Uma vez sabendo quais são as melhores ofertas, se tiver a chance, negocie até não poder mais.
- Pague antes de dever mais – evite pegar empréstimos novos sem antes quitar o que está pendente. A ansiedade de obter mais crédito pode prejudicar seu orçamento, já comprometido com dívidas em andamento.
- Não use o limite do cartão ou do cheque especial – este ainda é, sem dúvida, o maior ralo de endividamento do brasileiro. Isso porque são os juros mais caros e os que mais comprometem a capacidade de endividamento das famílias. O rotativo do cartão cobra 13% ao mês. Se quiser contrair uma dor de cabeça, incorpore esses monstros ao seu salário e entre na roda viva das dívidas sem fim.
Com estas dicas, viu como é fácil transformar essas dicas em disciplina diária? Claro que não. Mas se não começar, ficará mais difícil ainda. Faça o passo a passo e, de conquista em conquista, comece a dormir mais tranquilo, com conforto financeiro e mais qualidade de vida. Que tal?
E caso precise de uma ajuda para dar o empurrão inicial na gestão das suas finanças, consulte o portal da Self Cred. Temos parceiros de crédito rápido online que podem oferecer pacotes de empréstimos que cabem no seu bolso. Clique aqui para saber mais: