Você já sabe o que é o empréstimo consignado? Ele é uma das principais modalidades de crédito voltadas para pessoas físicas. Nele, as parcelas são descontadas diretamente do salário ou benefício do consumidor até a quitação da dívida, de maneira que é necessário ter renda fixa para solicitá-lo. Após obter o crédito, o consumidor pode consultar o saldo devedor sempre que tiver vontade, e também poderá antecipar ou quitar o empréstimo assim que possível.
Como consultar o saldo devedor de empréstimo?
Os aposentados ou pensionistas do INSS podem consultar o saldo devedor através do Portal Meu INSS.
É preciso passar o mouse em cima da aba “serviços”, clicar em “extratos/certidões/declarações”, em seguida em “extrato do empréstimo consignado”. Quando o benefício aparecer, é preciso clicar nele.
Na próxima tela, será gerado um documento que apresenta o saldo de devedor e o valor das parcelas dos empréstimos ativos. Também constará o percentual livre de margem consignável e os valores das parcelas dos empréstimos ativos.
Do mesmo modo, também é possível consultar através do DED, que é o Demonstrativo de Evolução de Dívida. Ele é um extrato do que o contribuinte deve, sempre pela instituição credora.. É possível consegui-lo solicitando a emissão no banco.
Como consultar empréstimos no CPF?
Utilizando o CPF, é possível fazer o registro tendo uma conta no sistema em que foi solicitado o empréstimo ou acessando a sua conta Gov.br, desde que ela seja nível prata ou ouro.
Nesse caso, você deverá abrir a página do registro, em seguida fazer a consulta em “empréstimos e financiamentos”, consultar e gerar o relatório, desde que ele não ultrapasse 5 anos.
Quer aprender mais sobre como funciona o empréstimo consignado? Então clique aqui e confira nosso artigo completo sobre o assunto!
E se você precisa de uma instituição de confiança para te ajudar a encontrar o melhor empréstimo para o seu caso, antes de mais nada, venha conhecer mais sobre a Selfcred! Clique aqui e faça a sua simulação!