O FGTS é um colchão financeiro útil para quando a pessoa fica desempregada. E também pode ser uma mão na roda em situações especiais, tais como aposentadoria, tratamento de saúde grave, comprar imóveis, etc.
Além do saque do FGTS em razão das necessidades previstas anteriormente, uma outra alternativa de acesso ao FGTS é o saque aniversário. Essa modalidade permite a retirada de parte do FGTS no mês em que você faz aniversário.
O FGTS pode ser usado também para pagar dívidas.
Este recurso pode ser muito útil, para evitar que suas dívidas, com o valor dos juros, se tornem uma dor de cabeça impagável. Este é um fantasma que ronda a vida de 70 milhões de brasileiros endividados em 2023, segundo o SERASA.
Desta forma, faça um replanejamento de suas contas antes de buscar socorro no FGTS, pois fica mais fácil entender quais são as urgências em seu orçamento.
O seu banco não pode simplesmente acessar seu FGTS para cobrir dívidas, isso não acontece. Mas dá para vincular o saldo do FGTS a empréstimos consignados, a exemplo da Caixa Econômica Federal.
Para checar o saldo do seu FGTS, seja uma conta ativa ou inativa, é muito fácil. Basta entrar no site da Caixa Econômica Federal e imputar o seu CPF.
Não esqueça que, para dormir tranquilo, é preciso planejamento.
Ainda assim, é necessário manter o foco na gestão das suas contas, cortando gastos não excenciais e revendo prioridades. Definir limites para os gastos, eliminando assim excessos com cartões de crédito, é uma forma de evitar surpresas desagradáveis no orçamento.
E lembre-se que a Self cred tem acesso a mais de 30 instituições financeiras, com diversos pacotes de crédito que podem atender à sua necessidade, seja PF ou PJ. Confira nosso portal.