Sim, fazer vendas a prazo e receber à vista é possível, pelo modelo de antecipação de recebíveis. Este modelo permite manter a saúde financeira do negócio.
Em nosso post anterior (aqui) contamos a você, no detalhe, o que é e como fazer para contratar a antecipação dos seus recebíveis. Neste post, vamos falar da diferença entre antecipar recebíveis e fazer um empréstimo normal.
Qual a diferença de antecipar recebíveis e um empréstimo normal?
Quando você contrata a antecipação de recebíveis por meio de uma fintech ou banco, você está oferecendo suas compras a prazo já realizadas, como garantia. Na obtenção do crédito comum, você solicita um recurso que não é seu e coloca outras garantias, como carro, casa ou qualquer outro bem de valor. Porém nada garante ao banco que você irá honrar com a dívida.
A existência dos recebíveis como garantia faz com que a instituição financeira tenha muito mais segurança em fornecer o recurso, pois sabe que vai receber todo o mês o que é devido.
Claro que o fornecedor do crédito irá avaliar os recebíveis de sua empresa para determinar taxas e parcelamentos. Isro poque o empréstimo convencional precisa considerar o grande risco de inadimplência. Hoje, mais de 70 milhões de brasileiros estão endividados.
Quais as vantagens de antecipar recebíveis?
Esse modelo permite que você equilibre suas contas antes que o seu fluxo de caixa fique negativo, gerando uma série de problemas para quitar compromissos de curto e médio prazos, por exemplo.
Ter o fluxo de caixa equilibrado permite negociar com fornecedores, provisionar questões trabalhistas, comprar maquinário ou insumos. E tudo isso com juros e taxas mais amigáveis.
Enfim, a antecipação e o empréstimo são modelos usados para financiar projetos, cobrir gastos adiantados ou estruturar mudanças na empresa. Cada modelo tem suas particularidades, mas nada exclui uma boa gestão financeira.
Quer saber mais? Consulte a Self cred.