Quando o assunto é crédito ou qualquer necessidade envolvendo dinheiro, golpistas são mestres na manipulação de quem mais precisa e usam várias táticas para enganar as pessoas. Tome muito cuidado!

Vamos abordar aqui os golpes mais comuns e que precisam de nossa atenção como usuários:

1. Phishing

Os golpistas enviam e-mails, mensagens de texto ou links que parecem ser de fontes confiáveis, como bancos ou empresas conhecidas, para obter informações pessoais e financeiras. Fazem parecer que você pode clicar sem medo, pois o mail realmente se parece com um mail legítimo. Por isso, não clique em links. Entre em contato com a empresa ou com o seu banco e se certifique de que aquele mail é real.

2. Golpes de empréstimos

Muito cuidado, pois este é um dos piores golpes. Golpistas oferecem empréstimos com condições muito favoráveis, mas exigem um pagamento antecipado para liberar o empréstimo. E, no desespero, a vítima paga e só percebe que foi passada para trás quando o golpista desaparece com seu dinheiro.

Utilizam, inclusive, nomes de empresas conhecidas para aplicar seus golpes. Muito cuidado, NÃO PAGUE NADA ANTECIPADO. Pesquise sobre a empresa para quem está solicitando o crédito, desconfie de abordagens muito fáceis.

3. Engenharia social

Eles manipulam as vítimas para que revelem informações confidenciais, muitas vezes fingindo ser alguém conhecido ou uma autoridade. Por essa razão, não responda a qualquer mensagem neste sentido. E desconfie de números telefônicos que você desconhece.

4. Golpes de suporte técnico

Golpistas fingem ser técnicos de suporte de empresas de tecnologia e pedem acesso remoto ao computador da vítima para roubar informações ou instalar malware. De novo, muito cuidado com mails ou mensagens de whatsapp ou SMS suspeitas. Não clique em links!

5. Golpes de prêmios e loterias

Na vida, já temos dificuldades demais para ainda acreditarmos em dinheiro fácil. Mas o desespero nos faz acreditar no impossivel, infelizmente. Golpistas prometem prêmios ou ganhos em loterias, mas exigem que a vítima pague uma taxa antecipada para receber o prêmio. ISSO É CRIME e não ecxite.

6. Golpes de investimentos de retorno milionário

Oferecem oportunidades de investimento com retornos garantidos e altos, mas na verdade são esquemas de pirâmide ou fraudes. Esse é um tipo de golpe bastante comum, outra ficção que leva aos mais desesperados a buscarem o impossivel.

7. Romance

Os golpistas criam perfis falsos em sites de namoro e redes sociais para ganhar a confiança da vítima e depois pedir dinheiro. Existem diversos casos na imprensa de sequestros relâmpago envolvendo este tipo de fraude.

8. Caridade

Fingem ser organizações de caridade e pedem doações para causas falsas. Cuidado, pois infelizmente a boa fé de quem costuma doar para quem precisa está em risco.

9. Compras online

Criam sites falsos de comércio eletrônico para vender produtos inexistentes ou de baixa qualidade.

10. Ofertas de Trabalho

Oferecem empregos falsos e pedem que a vítima pague por materiais de treinamento ou taxas de inscrição.

Para terminar

Não esqueça que todos estes golpes são CRIMES e devem ser denunciados à polícia e outros orgãos competentes. Mas a melhor forma de evitar cair em golpes é desconfiar da fonte e pesquisar.

A SELF é intermediadora de crédito e NÃO COBRA NADA do cliente. Nós somos remunerados pelos bancos que oferecem o crédito e não por consumidores do nosso site. Portanto, não autorizamos ninguém a cobrança de qualquer valor antecipado em nome de nossa empresa.

Portanto cuidado! Desconfie de propostas fáceis. Milagres não existem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *