Você liga a TV, ouve no rádio ou no podcast sempre a mesma notícia: a taxa de juros no Brasil tem que baixar, para tudo melhorar. O que isso quer dizer? Como isso afeta o dia a dia do brasileiro?
Pois vamos tentar te mostrar como uma notícia sobre taxa de juros afeta sua vida. Para entender isso, precisamos falar de dois personagens – A taxa Selic, que é o “instrumento que o “termômetro” que o Banco Central usa para acelerar ou frear a economia e controlar outro personagem: a inflação. Com inflação alta, tudo sobe. Quando tudo sobe, o governo sobe juros para frear o consumo.
Beleza, mas como chegamos aos perrengues de hoje? Até o início de 2021, a taxa Selic no Brasil era de 2%, um espetáculo para quem precisava tomar uma grana emprestado, pois era barato. E, no auge da pandemia, as ruas ficaram vazias, o consumo caiu, muita gente quebrou e fechou as portas. E o governo liberou ajudas emergenciais e linhas de crédito para segurar a quebradeira. Isso fez com que muitas pessoas e empresas se endividassem para sobreviver. A pandemia durou mais que o esperado e esse endividamento só aumentou.
Assim, Essa tentativa de, ao mesmo tempo, facilitar acesso ao dinheiro, estimulando a retomada do consumo e, ao mesmo tempo estimular o endividamento, pôs em risco a inflação. Acendeu um alerta vermelho do Banco Central, que catapultou os juros para dois dígitos em 2022.
Mas o que aconteceu com isso?
Aumentou ainda mais o endividamento coletivo, o comercio recebeu uma enorme martelada na cabeça e essa ressaca permanece até hoje. Temos a maior taxa de juros do mundo., uma vez que a Selic é de 13,75%.
Por isso, políticos, empresários, comerciantes e mesmo o consumidor vão para a televisão pedir que o governo baixe a taxa de juros para destravar a economia. Todos afirmam que, com inflação controlada, dá para baixar juros. Isso aumenta o consumo e leva a aumento de produtividade, gerando empregos, dando condições para que todos paguem suas dívidas e continuem consumindo.
Enfim, om juros menores e todo mundo conseguindo pagar dívidas, é possível tomar empréstimos. O menor risco de não pagamento faz com que os juros cobrados sejam mais amigáveis.
Ficou mais fácil de entender a influência da taxa de juros no seu dia a dia?
Por isso, caso precise de uma injeção de ânimo no seu caixa, consulte a Self cred. Seja Pessoa Física, MEI, ou PME, consulte a Self cred!