O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou a liberar a segunda parcela do décimo terceiro salário, para aposentados e pensionistas. No dia 26 de junho, foram beneficiados os que recebem o equivalente a até um salário mínimo (R$ 1.320,00).
Como será feito o pagamento?
Para esta distribuição, foi organizado um calendário considerando a ordem do segundo algarismo do NIS (Número de Identificação Social). Para os pensionistas que recebem valores acima do salário mínimo, bem como outros benefícios distribuidos pelo INSS, o depósito ocorre no dia 03 de julho de 2023.
Como melhor fazer uso da 2a parcela do décimo terceiro?
Segundo pesquisa realizada pelo SERASA, 30% da população que receberá a segunda parcela pretende usar o dinheiro para pagar dívidas. Esta é uma ótima forma de diminuir o peso da inadimplência no orçamento familiar. Hoje temos mais de 70 milhões de pessoas endividadas no Brasil.
Quais dívidas eliminar primeiro?
Se você, que receberá a segunda parcela do décimo terceiro salário, está nesse grupo, aproveite o recurso e quite dívidas. Compromissos tais como cartão de crédito e cheque especial são os mais pesados e merecem atenção especial na hora de definir o que tirar da frente.
Os juros do rotativo do cartão de crédito somam cerca de 430% ao ano e do cheque especial, 133%. Um verdadeiro fantasma no seu dia a dia, mas que pode ser solucionado. Normalmente, pagar uma parte da dívida empurrar com a barriga o resto, é mortal. Contate os birôs de crédito e tente negociar.
E caso queira trocar uma dívida cara por um plano de pagamento mais suave, de longo prazo e com juros menores, consulte o portal da Self cred!