Quanto mais a internet se torna parte do nosso dia a dia, mais métodos de aplicar golpes de empréstimo surgem, colocando em risco muitos clientes desavisados. Nesse contexto, também aumentam os brasileiros que buscam empréstimos, de acordo com o Serasa.
Pensando nisso, nós, da SelfCred, preparamos este artigo, que vai lhe ajudar a evitar golpes envolvendo empréstimos, para lhe auxiliar a cuidar da sua vida financeira. Vamos lá?
Quais são os golpes de empréstimo?
Há duas modalidades que são as mais comuns dentro do meio. A primeira ocorre quando há o pedido de depósitos antecipados para que seja liberado o crédito. A segunda tem o objetivo de conseguir dados pessoais.
Apesar de, a primeiro momento, a primeira parecer mais grave, ter seus dados pode ser ainda pior! Os bandidos podem conseguir tanto acesso das suas mídias sociais, conhecimento sobre seus documentos e até as senhas dos seus bancos. Isso pode refletir até na vida da sua família, caso não haja medidas de segurança de dados.
Já lhe adiantamos que a primeira opção é completamente ilegal. Nenhuma instituição de crédito pode lhe cobrar um depósito antecipado. Nós, da Self Cred, não fazemos isso, e qualquer outra instituição também séria não o pedirá.
Como funciona o falso empréstimo?
No caso do depósito antecipado, você entrará em uma página ou alguém entrará em contato com você, oferecendo excelentes condições de empréstimos. Contudo, essa pessoa falará que, para que você possa concluir o processo, você deverá fazer um depósito antecipado de uma quantidade aleatória.
Já a segunda pedirá para você informações perigosas, como senha do banco, senha de mídias sociais, pedirá para você validar algum código que chegar em seu celular ou e-mail.
Como faço para saber se o contrato de empréstimo é verdadeiro ou falso?
A maneira mais fácil é pesquisando sobre a instituição no “Reclame Aqui”, ou em alguma outra plataforma de avaliação, conferindo se ela é ou não verdadeira. Contudo, você também pode prestar atenção se antes do link no navegador há um cadeado fechado ou “https” no início do link. Isso significa que o site é seguro.
Busque também o site oficial de instituições sérias, uma vez que os golpistas também falsificam as páginas verdadeiras, com uma interface muito parecida, mas que não é a verdadeira.
Gostou do conteúdo de hoje? Não deixe de acompanhar nosso blog para ter acesso a mais artigos relevantes para você!