O Pix foi um dos maiores avanços no que diz respeito ao mercado financeiro brasileiro dos últimos anos. Eliminando a burocracia do TED e tornando o processo gratuito e facilitado, essa ferramenta veio, realmente, para revolucionar o dia a dia dos consumidores.
Contudo, com o surgimento do Pix, também surgem os golpes que o envolvem. No artigo de hoje, nós, da Self Cred, vamos lhe ajudar a se prevenir!
O que é o Pix?
De maneira resumida, o Pix é um meio de pagamento instantâneo. O dinheiro pode ser transferido de uma conta para a outra de maneira muito veloz, com algumas limitações que dizem respeito a horários e a valores.
Sua inovação é ser gratuito para a maioria dos casos, sendo as exceções definidas pelo banco.
Como funciona o golpe do Pix?
Antes de mais nada, são muitos tipos de golpe do Pix, a maioria gira em torno de um perfil falso em alguma rede social, como o WhatsApp, se passar por algum parente ou amigo da vítima. Essa pessoa alega ter precisado trocar de número e precisa de um valor urgente para pagar uma conta ou boleto.
Outro golpe gira em torno de desconhecidos se fazerem passar por centrais de atendimento falsas, afirmando cobranças em aberto, ou até mesmo números verdadeiros de WhatsApp de algum familiar, pois este foi vítima de golpe e teve seu aplicativo clonado.
Como se prevenir de golpes?
Por via de regra, entre em contato com quem lhe solicita o Pix antes de fazer qualquer coisa. Mesmo que a pessoa alegue estar sem o número de celular, não conseguir atender, falar que é urgente, aguarde. Se você não conseguir entrar em contato com a pessoa pelo telefone e não conseguir confirmar que é ela de fato, perguntando informações que apenas a pessoa verdadeira saberia, sequer abra seu aplicativo do banco.
No caso de uma cobrança não paga, o que você deve fazer é ignorar ou entrar em contato com a central da organização ou instituição e questionar se realmente foi ela que solicitou. Lembre-se que dificilmente as instituições entrarão em contato pelo WhatsApp.
Essa dica é a mais importante: não passe nenhum código recebido por SMS para ninguém, nem para pessoas que se passam por atendentes. Evitando assim, redes clonadas.
Preste sempre atenção aos sinais e não se deixe levar pelo desespero. Se for realmente urgente e real o pedido de transferência, a pessoa dará um jeito de entrar em contato com você, seja fazendo uma ligação por chamada de vídeo, contando uma informação que só ela saberia, entre outros…
Caí no golpe do Pix, e agora?
Tenha calma e entre em contato com o seu banco imediatamente. Você precisa ter em mãos o valor e o horário das transações efetuadas.
Além disso, é fundamental que seja feito um B.O., denunciando quem fez o golpe e informando a chave do pix para seu banco, também para o banco de origem do Pix, para que a conta possa ser desativada.
Talvez você não consiga o valor de volta, mas certamente inutilizará o golpista e o impedirá de cometer este crime com outras pessoas.E aí, o conteúdo lhe ajudou? Para conferir mais artigos, fique ligado em nosso blog!