Orçamento pessoal

Você já sabe o que é o orçamento pessoal? Ele pode ser visto como uma ferramenta particular voltada para o planejamento financeiro, servindo de base para que você realize ou não projetos pessoais.

Não há mistério com esse conceito, mas temos ciência de que a educação financeira no Brasil é pouquíssimo incentivada. Dessa maneira, nós, da Selfcred, preparamos este artigo para te deixar extremamente atualizado sobre o assunto!

Como planejar seu orçamento?

O primeiro passo para planejar um orçamento é saber onde se quer chegar. Isso significa que é necessária uma visão de futuro e de realização de projetos, com um estabelecimento de metas e objetivos muito claros.

Para que isso aconteça, você precisa ter registrada e guardada toda a sua movimentação financeira, como receitas, despesas, investimentos, entre outros. A sistematização desses componentes fornecerá uma visão mais abrangente da sua situação atual, auxiliando no entendimento de hábitos de consumo.

Além disso, esses dados poderão ajudar na situação de preparação para emergências e situações imprevistas assim que elas surgirem.

O que deve constar no orçamento pessoal?

No orçamento pessoal, devem constar os ganhos, principalmente se sua renda varia de mês a mês. É o caso de freelancers, vendedores que trabalham com comissão, entre outros.

Também deve constar os gastos, e essa é a parte mais difícil, pois tendemos a lembrar apenas dos grandes valores gastos. Contudo, você deve registrar tudo, até um café de dois reais, pois de pouco em pouco, o valor pode ficar gigantesco.

Não esqueça de somar a essas despesas os seus gastos fixos, como aluguel, contas, educação, entre outros. Tendo estes gastos colocados no papel, você pode entender o que gasta normalmente, e do valor que você conseguir salvar, divida entre um fundo emergencial e outro para suas metas.

Está pensando em fazer empréstimo pessoal? Faça uma simulação para encontrar a melhor instituição financeira.

O que achou deste conteúdo? Não deixe de acompanhar o blog da Selfcred para receber mais artigos relevantes dentro do mercado de finanças!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *