Pefin e Refin

Uma das melhores maneiras de proteger a saúde financeira dos empreendedores é conhecer ferramentas que ajudam as empresas na redução de clientes inadimplentes. Dentro deste contexto, a Serasa Experian disponibilizou o Pefin e Refin, recursos que têm justamente este propósito. Se você quer saber mais sobre essas ferramentas e como elas podem ser usadas no dia a dia, continue no artigo que nós, da Self Cred, preparamos para você!

O que é Pefin?

O Pefin é uma ferramenta que visa facilitar o processo de cobrança e renegociação de dívidas entre empresas e devedores. Ele também permite que as empresas possam inserir novas pendências financeiras e consultem a inadimplência de um cliente, evitando negócios de risco.

Além disso, instituições de diversos segmentos incluem as informações que estão disponíveis para consulta, como indústria, prestação de serviço, entre outros. Na plataforma, as empresas ainda podem estabelecer comunicação com seus clientes, falando sobre a dívida e como é possível quitá-la.

Por fim, o Pefin permite que as empresas gerem o boleto com desconto, auxiliando na quitação de débitos dos clientes inadimplentes.

O que é Refin?

O Refin também permite a consulta da situação do CPF ou CNPJ do cliente, facilitando a cobrança. Contudo, o que muda é a fonte dos dados, possibilitando a verificação da pessoa junto às instituições financeiras, que devem inserir os dados e efetuar a cobrança.

Como utilizar Pefin e Refin?

Para utilizar o Pefin, basta contratá-lo pela empresa usando o site do Serasa Experian, que você pode conferir clicando aqui.

Já o Refin quem usa são as empresas do mercado de crédito, também pelo Serasa, visando contornar inadimplências.

Quais vantagens do Pefin e Refin?

A maior vantagem é a financeira: fazer um protesto em um cartório tem um custo muito elevado perante ao uso do Refin e Pefin. Além disso, o envio da carta-comunicado aos devedores traz maiores recuperações de dívidas não pagas para as empresas.

Isso, na prática, protege as empresas e auxilia os contribuintes a deixarem suas dívidas em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *