Até pouco tempo, a cada novo relacionamento iniciado com um banco, o usuário precisava comprovar seu histórico e condição financeira. Isso acabou. Quer ver?

O que é Open Finance?

Open Finance é uma sigla em inglês que quer dizer “Sistema Financeiro Aberto”. Encabeçado pelo Banco Central, o Open Finance permite o compartilhamento de seus dados bancários entre todas as instituições financeiras que fazem parte do sistema financeiro brasileiro.

O Open Finance não é totalmente novidade, pois sistemas similares já são usados em diversos países. Usuários e empresas que permitem que seus dados sejam compartilhados e que possuem bom histórico, somam vantagens no momento de usufruir de serviços bancários ou conseguir empréstimos, por exemplo.

O conhecimento dessas informações permite que os bancos possam oferecer produtos customizados, taxas diferenciadas, aplicações, limites de cartão, etc…

O Open Finance já existe no Brasil?

Sim no Brasil, o Banco Central iniciou a implementação em 2021, em etapas que começaram como sistema de informações puro e simples (sem compartilhar dados) até os dias de hoje, onde é possível compartilhar dados cadastrais, crédito, empréstimo, câmbio, investimentos, seguro e até previdência privada.   

Qual a diferença entre Open Finance e Open Banking?

Podemos dizer que o Open Finance é a evolução do Open Banking. No início deste processo, o compartilhamento se restringia a dados e movimentações bancários (Open Banking). Hoje, com as tantas possibilidades de compartilhamento financeiro, o termo também se ampliou (Open Finance).

O Open Finance é seguro?

Tudo o que diz respeito à informação alheia requer máxima segurança. É por essa razão que os bancos adotam sistemas muito seguros para garantir a proteção de dados. Tudo isso com o acompanhamento rigoroso do Banco Central e sob as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ou seja, o sistema financeiro está evoluindo mais e mais, para que os bons clientes possam usufruir de vantagens e que tenham acesso aos melhores produtos financeiros e recursos que precisam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *