A antecipação de recebíveis é uma modalidade de obtenção de recurso bastante utilizada por diversos portes de empresas. Veja como funciona e quais as vantagens deste modelo de alavancagem.
A antecipação de recebíveis é uma forma de você buscar recurso para a sua empresa sem ter que recorrer a um empréstimo de fato.
Sim! Porque antecipação de recebíveis significa converter as vendas que foram realizadas em parcelas ou a prazo (ou até mesmo via cheque especial ou cartão) em dinheiro imediato na conta da empresa. Desta forma, você equaliza seu fluxo de caixa.
Como assim?
Imagine que as vendas estão bombando, mas seus clientes estão exigindo prazos cada vez maiores para pagar. Você precisa repor seu estoque e garantir mais vendas, o que pode significar um enorme rombo no caixa. É aí que entra a antecipação de recebíveis. Com dinheiro na conta, você repõe seu estoque, inclusive, negociando melhor com fornecedores.
Este tipo de operação é bem-vista no sistema financeiro e é uma forma inteligente de contrabalançar eventuais dificuldades e afastar os riscos de endividamento da empresa.
Qual a diferença entre antecipar recebíveis e os empréstimos comuns?
Quando você antecipa recebíveis, a empresa está adiantando seus próprios recursos e pagando por meio do retorno sobre as vendas geradas, com uma taxa sobre esta transação. No empréstimo convencional, o dinheiro tomado não pertence ao tomador.
Por essa razão, o custo do risco na antecipação de recebíveis é menor para o agente financeiro do que no caso dos empréstimos comuns. Com fonte de pagamento assegurada, as chances de não pagamento são bem menores do que nos empréstimos comuns.
Desta forma, as taxas de juros são muito mais atrativas na antecipação de recebíveis. Podem variar de 2% a 15% dependendo da instituição, do valor a antecipar e do prazo dos recebíveis negociados.
Posso usar a antecipação de recebíveis como capital de giro?
Sim, pode. É comum usar este modelo para pagar dívidas, comprar maquinário, provisionar questões trabalhistas. Só é preciso tomar muito cuidado para que a recorrência a este modelo não favoreça o descontrole financeiro. Gestão das contas é fundamental.
A Self cred tem como orientar você sobre a contratação da antecipação de recebíveis. Converse com a Self cred e faça bons negócios!