Antes de mais nada, quando começaram a digitalizar suas operações, um grande medo surgiu: a escalada de fraudes financeiras e dos roubo de informações. Com o tempo, os sistemas foram se tornando mais sofisticados e a legislação foi se moldando a isso. Esta evolução nunca acaba. O mesmo está acontecendo com o Open Banking. Por essa razão, é fundamental entender o que é e qual a importância deste novo processo para o ecossistema financeiro.

O que é Open Banking?

É o compartilhamento dos seus dados financeiros entre bancos com quem você se relaciona. Isso vai permitir o conhecimento do seu perfil por parte destes bancos, que passam a disputar você pela oferta de serviços financeiros personalizados.

Sob o mesmo ponto de vista é que o dono dos dados adquire o direito sobre seus dados. Isto permite leva-los para quaisquer instituições, sem a necessidade de, ao iniciar uma relação com outro banco, ter que começar tudo do zero. A reputação e o histórico dos hábitos financeiros, farão a combinação ideal para que você, como cliente, possa ser percebido de forma mais completa pelos bancos.

Desta forma, ao compartilhar com seu banco mais informações financeiras, você terá ofertas de produtos cada vez aderentes às suas necessidades. Também será possível selecionar qual o nível de informação compartilhar e com qual empresas queremos nos relacionar.

Empresas tendo as mesmas visões sobre informações dos clientes, vai gerar ofertas mais agressivas de serviços e quem ganha com isso é o consumidor.

Da mesma forma, o Open Banking, além de ser símbolo da democratização da informação, é firmemente regido pela legislação de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Desta forma, os dados do consumidor continuam protegidos e preservados. Ao mesmo tempo, todo o processo é acompanhado pelo Banco Central, criando uma experiência segura para o consumidor.

O Open Banking deve facilitar a aquisição de pacotes de crédito mais atraentes, pois denuncia os bons pagadores. Por isso, aproveite os ótimos parceiros que a Self Cred tem.

Consulte nosso portal, clicando aqui.

fonte: Valor Econômicos e site BB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *