É saudável misturar as despesas pessoais com as da empresa?

Um dos motivos mais comuns para que uma empresa e seus donos se vejam em sérios problemas de descontrole financeiro é misturar despesas pessoais com o caixa da empresa. Essa ação é um comum sintoma de quem pensa que fazendo desta forma, simplifica a gestão. Pelo contrário. Vamos ver alguns pontos de atenção e que devem ser evitados.

1. Separe as contas de despesa pessoais

É fundamental manter a separação física dos caixas, o que facilita na administração de forma individual. Mantenha contas (e estratos) individualizados, o que permite controlar os gastos, identificando os ralos e permitindo melhor gestão. Além disso, muitos bancos oferecem pacotes de serviços mais atrativos para contas Pessoa Jurídica.

2. O que é seu, é seu. O que é da empresa, é da empresa

É comum, principalmente em pequenas, o uso do algum extra do caixa da empresa para pagar despesas pessoais. Fuja dessa tentação. Use cartões de crédito (ou débito) diferentes e não incorra nesse erro que, normalmente começa por situações simples, tais como uma inocente conta de luz ou condomínio.

3. Defina ganhos bem claros

É preciso definir um limite de ganho para as pessoas que tocam o negócio. Se você fosse funcionário, não sacaria da empresa mais do que o seu salário. Ser dono do negócio implica na mesma disciplina. Ter renda fixa (pró-labore) ajuda a a gerenciar bem os limites de gasto e preserva a saúde da empresa.

3. Faça reservas para a empresa e de despesa pessoais

Guardar um extra para momentos mais difíceis ajuda a conter o ímpeto de avançar no caixa da empresa. Provisione um caixa para situações e apertos inesperados, num fundo que não será tocado a não ser para apertos mesmo.

4. Organize sua vida financeira

Dificilmente empresários que não conseguem organizar sua vida financeira conseguem manter uma postura diferente com as coisas da empresa. Então, não adianta fazer planos e criar processos se, na primeira derrapada, você recorre ao cofre da empresa. Tem dificuldades para fazer isso sozinho? Busque um consultor. É o tipo de investimento que vai evitar um monte de dores de cabeça.

Uma vida financeira organizada proporciona perspectivas. Nesse sentido, conte com a Self Cred e encontre ofertas de crédito rápido online que cabem no seu orçamento e podem ajudar a colocar as finanças em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *