Primeiramente, quando você abriu sua bancária, foi informado de quais serviços bancários oferecidos pelo seu banco são gratuitos?
Não raro, seu dinheiro pode estar indo para o ralo graças a serviços bancários que o gerente tenta empurrar e que, por lei, deveriam ser livres de quaisquer tarifas. Da mesma forma, o gerente pode valorizar determinados itens como sendo “vantagens”, quando na verdade, já seriam fornecidos com parte do pacote básico.
Da mesma forma, o Banco Central do Brasil (BACEN) é o responsável por indicar o que deve ser oferecido ao cliente sem qualquer cobrança de taxas e o que efetivamente é considerado “premium”. Sob o mesmo ponto de vista, a resolução 3.919 de 2010 regulamentou os chamados Serviços Essenciais.
Portanto, ao contratar com o gerente a sua cesta de produtos bancários, tenha máxima atenção aos itens oferecidos. Veja a seguir uma lista de tudo o que já é de praxe oferecer no pacote mínimo.
- Consultas via web, sem qualquer limite
- Até quatro saques por mês
- Duas transferências entre contas na própria instituição por mês
- Até dois extratos por mês no caixa eletrônico (ou caixa do banco)
- 1ª via de cartão de débito para compras e saques
- Dez folhar de cheque por mês
E veja abaixo quais serviços podem ser cobrados pelos serviços bancários :
- Abertura de conta
- Segunda via de cartão de débito/ cartão poupança (roubo, furto, perda ou dano)
- Saques da conta corrente
- Depósitos
- Transferências (DOC e TED)
- Saques em caixas eletrônicos acima do limite estabelecido no pacote de serviços essenciais gratuitos
Antes de mais nada, observe com carinho o pacote oferecido pelo seu banco. Você poderá encontrar penduricalhos que, aos poucos, fazem sumir seu tão suado dinheiro. Nesse ínterim, em grande parte dos casos, o pacote básico de serviços é mais do que suficiente para as necessidades do seu dia a dia.
Com o surgimento dos bancos digitais, a concorrência na oferta de pacotes bancários mais atraentes para o cliente, ficou ainda mais evidente. Quem ganha com isso é o cliente.
Em conclusão, veja o que realmente faz sentido manter no pacote e questione o seu Gerente. Pondere, mesmo dentro os itens diferenciados, o que realmente vale à pena.. Seu orçamento agradece!