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Primeiramente, quando você abriu sua bancária, foi informado de quais serviços bancários oferecidos pelo seu banco são gratuitos?

Não raro, seu dinheiro pode estar indo para o ralo graças a serviços bancários que o gerente tenta empurrar e que, por lei, deveriam ser livres de quaisquer tarifas. Da mesma forma, o gerente pode valorizar determinados itens como sendo “vantagens”, quando na verdade, já seriam fornecidos com parte do pacote básico.

Da mesma forma, o Banco Central do Brasil (BACEN) é o responsável por indicar o que deve ser oferecido ao cliente sem qualquer cobrança de taxas e o que efetivamente é considerado “premium”. Sob o mesmo ponto de vista, a resolução 3.919 de 2010 regulamentou os chamados Serviços Essenciais.

Portanto, ao contratar com o gerente a sua cesta de produtos bancários, tenha máxima atenção aos itens oferecidos. Veja a seguir uma lista de tudo o que já é de praxe oferecer no pacote mínimo.

  • Consultas via web, sem qualquer limite
  • Até quatro saques por mês
  • Duas transferências entre contas na própria instituição por mês
  • Até dois extratos por mês no caixa eletrônico (ou caixa do banco)
  • 1ª via de cartão de débito para compras e saques
  • Dez folhar de cheque por mês
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E veja abaixo quais serviços podem ser cobrados pelos serviços bancários :

  • Abertura de conta
  • Segunda via de cartão de débito/ cartão poupança (roubo, furto, perda ou dano)
  • Saques da conta corrente
  • Depósitos
  • Transferências (DOC e TED)
  • Saques em caixas eletrônicos acima do limite estabelecido no pacote de serviços essenciais gratuitos

Antes de mais nada, observe com carinho o pacote oferecido pelo seu banco. Você poderá encontrar penduricalhos que, aos poucos, fazem sumir seu tão suado dinheiro. Nesse ínterim, em grande parte dos casos, o pacote básico de serviços é mais do que suficiente para as necessidades do seu dia a dia.

Com o surgimento dos bancos digitais, a concorrência na oferta de pacotes bancários mais atraentes para o cliente, ficou ainda mais evidente. Quem ganha com isso é o cliente.

Em conclusão, veja o que realmente faz sentido manter no pacote e questione o seu Gerente. Pondere, mesmo dentro os itens diferenciados, o que realmente vale à pena.. Seu orçamento agradece!

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