Saber o que quer dizer o seu score de crédito? Uma medida importante e muito observada por instituições financeiras.

Vamos começar entendendo o que significa o termo “score”: em inglês, significa pontuação.  É uma “nota” resultante de todos os movimentos financeiros de uma pessoa. O score vai de zero a mil e é usado por todas as instituições financeiras e serviços de proteção ao crédito para identificar um bom ou mal pagador.

Assim, o score de crédito considera uma série de variáveis para avaliar qual é a probabilidade de alguém pagar as contas, considerando um período de 12 meses, tais como movimentação no cartão de crédito, contas pagas em dia, histórico de endividamento, etc… Quanto maior a pontuação, maior será o acesso da pessoa a produtos de crédito mais interessantes e melhores taxas de juros.

O score de crédito é divido em quatro faixas:

  • 0 a 300 pontos: vermelho – alto risco de não pagamento de dívidas.
  • 300 a 600 pontos: laranja – médio risco de não pagamento.
  • 600 a 800: amarelo – médio/alto índice de pagamento.
  • 800 a 1000: verde – alto índice de pagamento.

Quem pode acessar o score de crédito? O comércio em geral, empresas de telefonia e internet, bancos, imobiliárias, construtoras e outros serviços.

Como posso consultar meu score? Você pode consultar seu score em vários sites especializados de graça e de forma muito simples. São eles: Serasa, Quod e Boa Vista. Basta preencher o cadastro em um deles e seu escore vai aparecer na tela.

Dicas para melhorar seu score:

  1. Pague suas contas em dia. O respeito aos vencimentos, além de evitar o desperdício de dinheiro em taxas e juros por atraso, reflete diretamente na qualidade do seu score.
  • Mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados. Quanto mais exatas e precisas forem as suas informações, maior será a confiança de bancos e financeiras na hora de considerar a liberação de crédito. Este comportamento também faz bem ao seu score.
  • Jamais empreste seu nome para dívidas de terceiros. É comum emprestar cartão de crédito para que outra pessoa faça dívidas. A pessoa não paga e o seu nome é que fica prejudicado, enfraquecendo seu score.
  • Não comprometa mais do que 30% do seu ganho com dívidas. É fundamental planejar seu endividamento de tal forma que as parcelas possam caber no seu orçamento, sem prejuízo ao seu ganho. Isto pesa no seu score também.

Agora que você já sabe o que é o score de crédito e o que fazer para mantê-lo saudável, mantenha seu score alto e garanta boas negociações em produtos de crédito. A SelfCred tem parceiros de crédito rápido online que podem ofertar a você boas opções. Entre no nosso portal e comprove.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *