Alugar ou comprar imóveis? Não existe uma resposta única nem a mais correta para esta pergunta. É sempre uma combinação entre o seu momento de vida e dos seus objetivos.  

Além disso, tem outras variáveis como o cenário econômico e condição financeira da família. Em ambos os casos, temos vantagens e desvantagens.

Alugar é sempre vantajoso quando não termos capital para comprar uma casa. O aluguel oscila entre 0,3 e 0,8% do valor do imóvel.

Para financiar, os planos ficam entre 0,75 a 0,8% ao mês. Somado a outras taxas, o % chega a até 0,9%. Financiamentos são compromissos de longo prazo, necessitando boa gestão para que sejam saldados.

Se existe dinheiro guardado para comprar uma casa, estamos comprando estabilidade e a possibilidade de fazer o que quiser com o imóvel.

Neste caso, a desvantagem é a mobilização do dinheiro. Numa emergência, imóveis não tem liquidez imediata, desvalorizam e precisam de manutenção.

A desvalorização vai depender de fatores como a qualidade da obra, local onde ela está, a segurança, comodidades no entorno, etc.

Alugar ou comprar?

Se a grana é limitada e a dinâmica da família pode exigir ações curto prazo, o aluguel é uma ótima forma de preservação do lastro financeiro.

O importante é não tomar decisões que podem comprometer enormemente a capacidade da família de gerar renda para a manutenção básica.

Isso traz endividamento e cria uma bola de neve. Portanto, pense bem em qual das situações descritas você se encontra e tome a melhor decisão.

Caso opte pela compra de um imóvel, a SelfCred tem parceiros de crédito rápido online que podem oferecer empréstimos que cabem no seu orçamento. Entre no nosso portal e consulte – aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.