Uma modalidade de empréstimo que pode ser bastante interessante é o refinanciamento de veículo. Neste tipo de empréstimo, a pessoa deixa o veículo alienado junto a quem concedeu o empréstimo, em garantia do pagamento das parcelas. Somente após a quitação da dívida, o veículo deixa de estar atrelado à instituição financeira.

Quais as vantagens?

A vantagem é que, mesmo alienado, o veículo fica com o solicitante para ser usado normalmente. Inclusive, o documento permanece no nome do proprietário.

Por ser esta modalidade um Empréstimo com Garantia (Carro, Imóvel, Salário), apresenta, em média, os juros mais baixos do mercado.

Isso se explica pelo próprio fato de existir uma garantia, podendo o veículo ser recolhido como recuperação do valor da dívida não paga.

O refinanciamento de veículos tem como vantagem adicional ser um meio para quitar dívidas caras (como o rotativo do cartão) e a dívida poder ser paga em um grande número de parcelas. Tem empresas que aceitam parcelar em até 60 vezes.

Vale à pena refinanciar?

Normalmente os bancos tem como pré-condição conceder empréstimos de até 80% do valor do veículo, para pagar em até 48x. É permitido inclusive, alienar um veículo ainda financiado. O banco determina que parte do valor emprestado é para quitar o financiamento.

Um exemplo: o banco libera 20 mil reais, mas você deve 10 mil no carro. O banco lhe dará acesso a 10 mil reais e o resto vai direto para a quitação do veículo.  

Outro fator importante é a idade do veículo: o usual é o aceite de carros com até 10 anos, mas algumas instituições podem aceitar, dependendo do estado geral, veículos com 15 anos.

Principal desvantagem: perda da liquidez na hipótese de venda do seu carro. É mais difícil encontrar comprador que se proponha a abraçar a dívida.

Para quem está precisando de dinheiro e tem boa percepção quanto ao seu poder de quitar compromissos financeiros, refinanciar é, sem dúvida, uma ótima modalidade para obter crédito. A Selfcred tem vários parceiros de crédito rápido online que podem oferecer bons pacotes de refinanciamento do seu veículo. Entre no nosso portal e comprove.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *