Diferenças do empréstimo

Você é novo no mundo dos empréstimos e ainda não entende muito bem as diferenças entre um empréstimo com garantia e um sem garantia?

Nós, da Selfcred, vamos te ajudar a descomplicar esse assunto!

O que é empréstimo pessoal sem garantia?

O empréstimo pessoal sem garantia é um empréstimo que não requer que o cliente coloque um imóvel ou um veículo como precaução de pagamento. Para a instituição de crédito, oferecer alguns valores é um risco, e a garantia seria uma maneira da instituição controlar os riscos, podendo oferecer melhores condições.

Caso o cliente do empréstimo sem garantia não pague suas dívidas com a instituição, ela tomará medidas como renegociação ou negativação do CPF.

O que é empréstimo pessoal com garantia?

Funcionando de maneira contrária ao empréstimo anterior, o empréstimo com garantia ocorre por meio da alienação fiduciária. Em outras palavras, o cliente transfere o bem de garantia, casa ou imóvel, para a instituição, sendo ainda proprietário dele.

Dessa maneira, o bem fica alienado no banco e o cliente usufrui dele normalmente. Nesse caso, se o cliente não conseguir arcar com suas dívidas com a instituição, mesmo após a renegociação, o bem será perdido e irá para a instituição.

Contudo, se a dívida for paga, nada acontece ao bem.

Empréstimo com ou sem garantia?

Agora que você já conhece os dois empréstimos, apresentaremos as vantagens de cada um deles.

De maneira geral, o empréstimo com garantia possui juros menores, uma vez que há um bem na negociação. O valor do empréstimo também é maior, e a data de pagamento pode ter um maior prazo.

Por outro lado, o empréstimo sem garantia possui sua vantagem já no nome, uma vez que se a dívida não for quitada, não se coloca em risco nenhum bem essencial. Contudo, você ainda paga um valor maior a longo prazo.

Existe diferenças de empréstimo com garantia e sem garantia?

Sim, existe. Enquanto o empréstimo com garantia é a melhor opção para quem quer pagar menos no longo prazo, ou precisa de valores maiores, no empréstimo sem garantia você paga um valor maior a longo prazo.

Antes de mais nada, independente da sua escolha, o planejamento financeiro é essencial. E antes de finalizar o processo de empréstimo, o ideal é avaliar todas as opções do mercado, para achar a que mais se adequa aos seus objetivos e ao seu bolso.

Aqui, na Selfcred, nós trabalhamos encontrando o parceiro de crédito ideal para você. Clique aqui e faça sua simulação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *