Golpe pelo WhatsApp

Nos dias de hoje, com o avanço tecnológico, se torna fácil fazer pagamentos. . Apesar disso trazer uma praticidade extremamente valiosa para o nosso dia a dia, também há o aumento de golpe pelo WhatsApp, de pessoas que se aproveitam da falta de conhecimento de outras.

Pensando nisso, nós, da Selfcred, preparamos este artigo para te ajudar a não cair em golpes de empréstimos. Siga no anúncio e saiba como se proteger!

Quais são os golpes do WhatsApp de empréstimo falso?

Esses golpes são uma armadilha para quem precisa de crédito para resolver alguma situação financeira. Quando é mandado uma mensagem no Whatsapp confirmando um empréstimo e pede um adiantamento via depósito para que o valor total seja liberado. Isso é mentira, pois a maioria das instituições de crédito sequer funciona com pagamento adiantado.

Os termos mais usados para o golpe são:

Depósito para garantia

Cobrimento da taxa de cartório

Quantia para valer da ausência de fiador

Taxa de abertura de crédito

Depósito de segurança

Entre outros

Em suma, todas as opções são falsas. Pedir qualquer tipo de adiantamento, garantindo liberação de crédito, é crime, empresas sérias não procedem desta forma. Por isso, caso receba alguma mensagem prometendo empréstimo pré aprovado, em troca de depósitos ou pix antecipado, não caia na conversa e não deposite nenhum valor! As operações de crédito não funcionam assim.

Como denunciar um golpe de WhatsApp?

Antes de mais nada, se você percebeu a tentativa com você ou com alguém conhecido, deve fazer B.O imediatamente na Delegacia mais próxima. Tente guardar ou extrair todos os detalhes do golpe possível, para auxiliar na investigação do caso e garantir que isso não se repita com outras pessoas.

Os dados úteis para uma investigação são o site, dados bancários da conta que foi enviada, documentos que podem ser utilizados na hora da transação, entre outros.

O que fazer quando cair no golpe pelo WhatsApp?

Caso o golpe tenha, de fato ocorrido, quanto antes você se mobilizar e fizer o boletim de ocorrência, maiores as chances de ter o valor devolvido, apesar delas serem pequenas.

Dessa forma, como é muito difícil resolver a situação após cair no golpe, é necessário ficar atento, e escolher uma instituição de crédito que realmente seja confiável, como a Self Cred!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *