Chega o final do ano, começamos a pensar no que o futuro nos reserva e o que podemos fazer para termos dias sempre melhores. Você tem o hábito de listar resoluções para o ano seguinte?

Pois a Universidade de Scranton pesquisou as resoluções mais comuns, entre 1000 respondentes. E mostrou que as resoluções de ano novo mais comuns são:

1. Cuidar da saúde.

2. Emagrecer.

3. Comer melhor.

4. Se desenvolver em algo.

5. Cuidar da saúde mental e/ou sono.

6. Parar de fumar.

7. Mudar o consumo.

8. Controlar as finanças.

9. Mudar hábitos de bebida.

10. Mudar algo com família e amigos.

E o mesmo estudo aponta de cada 100 respondentes apenas 8 pessoas levam adiante suas resoluções de final de ano.

Por que isso acontece?

Porque temos a tendência a criar metas irreais. Uma pesquisa da Universidade de Toronto deu nome para isso: Síndrome da falsa esperança.

Vale lembrar que tem uma resolução que é soberana e que é pilar para que se possa realizar bem todas as demais: a número 8 – controlar as finanças.

Quais as dicas para realizar mais resoluçoes?

  1. Pense simples, propondo coisas simples – trabalhe com poucos desejos realistas.
  2. Quebre em “micro metas” – o que é possível fazer na semana para que aquela meta vá virando um hábito a ser percebido ao longo de três meses?
  3. Eleja como vai mensurar – o que eu não mensuro, eu não controlo, vira sonho.
  4. Enxugue os problemas – eliminando barreiras, fica mais fácil cumprir metas. Por exemplo, se é preciso pagar dívidas, coloque o cartão de crédito na gaveta e esqueça.
  5. Comemore pequenas vitórias – uma vez, conseguindo medir, comemore quando a meta é batida. Mas cuidado com a arrogância, siga pensando simples.
  6. Crie pequenas punições – pode ser contar para alguém que reprove, dar um presente ou se permitir passar vergonha alheia.

O foco e a persistência são fundamentais para que haja o compromisso com as metas. Eleja poucas e boas metas, capazes de mudar significativamente o seu ano! Experimente e veja seu entusiasmo aumentar.

E para aquele recurso a mais que permita colocar as finanças em dia para o ano novo, consulte a Selfcred.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *