Se você está com dificuldades para administrar suas finanças e pagar suas dívidas, saiba que não está sozinho. Oito em cada 10 brasileiros perdem o sono com dívidas.
Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio), 79,3% das famílias brasileiras estavam endividadas em setembro de 2022. E esse cenário pouco se alterou ao longo de 2023.
A principal causa do endividamento é o cartão de crédito, que representa 82,7% das dívidas.
Mas outros fatores contribuíram para isso: pandemia, a alta das taxas de juros e o consumo reprimido.
O que fazer para sair dessa situação?
Pequenas atitudes geram grandes mudanças. E, quando se trata de gerenciar finanças, esta regra é valiosa. Veja abaixo algumas dicas:
- Organize seu orçamento – registre todas as suas receitas e despesas, para que você possa ver onde estão os ralos de maior gasto.
- Priorize suas dívidas – As dívidas com o maior saldo devedor e com taxas de juros mais altas devem ser pagas primeiro, pois são as que mais mexem no seu bolso.
- Negocie ou troque suas dívidas – Por meio de empréstimo, troque as dividas caras por dívidas mais baratas (por exemplo, as com garantia real).
- Corte ou reduza os gastos desnecessários – veja o que não é básico para a subsistência. E reveja gastos com alimentação, transporte ou entretenimento.
- Tenha uma renda extra – se isso for possível, ajuda a aumentar sua capacidade de pagamento. Você pode usar seus talentos, hobbies, ou habilidades para gerar uma renda extra.
- Peça ajuda – Caso não se sinta apto para gerenciar suas dívidas sem ajuda, procure organizações ou profissionais que podem te orientar sobre como negociar suas dívidas e planejar seu orçamento.
Perseguindo este passo a passo, são grandes as chances de emplacar o ano novo sem a corda no pescoço e com mais energia e disposição para enfrentar os novos desafios! Que tal?
E, se precisar de uma mãozinha, consulte os pacotes de crédito da Self cred.