Quais as vantagens e desvantagens?

O uso dos bancos digitais tem sido cada vez mais comum, não somente no Brasil, mas no mundo todo. E o grande motivo é a facilidade das operações via internet, seja no seu computador ou no seu celular.

Algumas vantagens dos bancos digitais:

  1. Os bancos não cobram taxas pelos serviços.
  2. Traz a comodidade de poder operar de casa ou de qualquer lugar. A única situação em que ainda é necessário ir a um caixa é para saques. Ainda assim, os saques são ilimitados em caixas 24 horas.
  3. Suporte para problemas específicos – a interação via telefone ou chat funciona muito bem e resolve a grande maioria dos problemas.
  4. Flexibilidade de horários – você acessa os serviços 24 horas por dia.
  5. Transferências TED e DOC são ilimitadas.
  6. É possível pagar contas de forma muito rápida e desburocratizada, sem sair de casa.

Algumas desvantagens dos bancos digitais:

  1. A completa ausência de agências bancárias. Há quem ainda prefira esse tipo de relacionamento.
  2. O receio de fraudes e invasões via web, algo que os bancos combatem com muita tecnologia de ponta.
  3. Para quem tem dificuldades com o uso de tecnologia (gadgets), ter uma conta digital pode ser mais desafiador do que o hábito do uso de bancos tradicionais.
  4. A impessoalidade no atendimento ou a pouca interação humana pode criar dificuldades para a credibilidade. E também para que dúvidas sejam sanadas.

O fato é que a presença de bancos digitais em nossas vidas é um caminho sem volta. Como vimos, há muito mais vantagens do que desvantagens nessa relação.

Atualmente, apesar de ainda termos a predominância de bancos tradicionais no sistema financeiro, esta realidade está mudando. Já temos bancos digitais relevantes: Banco Inter, Santander, BMG, Neon, Banco PAN, Banco Next, C6 Bank, Nubank, AgiBank e Banco Original.

É só escolher bem aquele banco que melhor combina com seu jeito de ser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.