Você sabe o que é open banking? Em tradução livre, significa sistema financeiro aberto e é o compartilhamento dos dados e do histórico financeiro entre bancos com os quais você se relaciona. Esse acesso vai permitir a prestação de serviços financeiros personalizados.

Outro ponto importante é que o dono dos dados adquire o direito sobre seus dados, podendo leva-los para quaisquer instituições, sem a necessidade de, ao iniciar uma relação com outro banco, ter que começar tudo do zero.

Desta forma, ao compartilhar com seu banco mais informações sobre suas finanças ou as finanças de sua empresa, você terá ofertas cada vez aderentes ao seu perfil e às suas necessidades.

Quais informações serão compartilhadas?

Informações como nome, CPF, contato, transações, incluindo renda e movimentações financeiras, tanto de pessoa física como de pessoa jurídica. E também dados sobre os produtos financeiros utilizados, como seguro, cartão de crédito, plano de previdência, etc.

É importante esclarecer que você pode selecionar qual o nível de informação que queremos compartilhar e com qual empresas queremos nos relacionar.

Se várias empresas tem as mesmas visões sobre as informações dos clientes, vão gerar ofertas mais agressivas de serviços e quem ganha com isso é o consumidor.

O Open Banking, embora signifique uma forma de democratização da informação, é firmemente regido pela legislação de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), ou seja, os dados do consumidor continuam protegidos e preservados.

O Open Banking é um processo seguro?

A resposta é sim. Porque todo o processo é realizado por meio de sistemas integrados, com diferentes linguagens de programação e com várias camadas de proteção.

O Open Branking brasileiro é considerado por especialistas extremamente confiável e o mais evoluído mundialmente.

Todo o processo é supervisionado e validado pelo Banco Central. Ou seja, toda e qualquer instituição participante terá que atender aos critérios e regras da instituição. Tudo isso, com o objetivo de criar uma experiência segura para o consumidor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *