O que é o Cadastro Positivo? É o histórico do comportamento financeiro de todos nós. Utilizado há bastante tempo em mais de 70 países, existe no Brasil desde 2011, está ativo desde 2013, mas somente agora vem ganhando a visibilidade e importância que merece.

Lojas, instituições financeiras e todo o tipo de instituição comercial usufruem destes bancos de dados no momento de tomar decisões sobre fornecer ou não crédito.

O que o Cadastro Positivo leva em conta?

Você costuma quitar suas contas nos prazos corretos? Paga seus boletos em dia antecipadamente? Aquela parcela da dívida é sempre paga atrasada ou antecipada? Tudo isso conta pontos ou tira pontos de quem deseja obter mais crédito na praça.

Até suas contas do dia a dia são consideradas, dando uma visão ainda mais completa sobre o seu comportamento financeiro.

Como isso funciona?

Existem empresas chamadas birôs de crédito. Essas empresas, por meio de alta tecnologia, concentram as informações sobre a movimentação de crédito de pessoas físicas e jurídicas. Ou seja, se a pessoa paga, como paga, se não paga, se dá calote, etc.

Atualmente existem quatro birôs de crédito no Brasil: SERASA, Boa Vista, SPC e Quod.

Qual a diferença para o Cadastro de Negativados?

Historicamente, saber se uma pessoa está negativada ou não é o que os bancos mais observam. Mas isso não diz tido sobre a pessoa e é, no mínimo, injusto. É como dizer que é possível conhecer alguém olhando apenas para uma foto da pessoa.

Uma pessoa pode estar negativada e ser um bom pagador, apesar de estar passando por um momento difícil e pontual. É aí que o Cadastro Positivo entra em ação e permite que as instituições conheçam tudo sobre a pessoa.

Qual a vantagem do Cadastro Positivo para o consumidor?

Quem já tem crédito e é bem pontuado no Cadastro Positivo, vai ser disputado pelas instituições financeiras, recebendo mais ofertas e com juros mais baixos.

E quem atualmente tem dificuldades de conseguir crédito, apesar de se esforçar para manter suas contas dia, passa a ter acesso a condições de crédito, podendo melhorar a gestão das suas contas.

Essa concorrência pelo cliente vai trazer condições mais interessantes para todos.

Quem vai estar no cadastro positivo?

Todos os brasileiros que tem CPF farão parte do cadastro positivo. A lei complementar 166/19 tornou compulsória a inclusão de todo mundo no cadastro. Mas não existe a obrigatoriedade de permanência, ou seja, qualquer pessoa pode solicitar a retirada de seu CPF do cadastro.

Mas claro que fazer parte do Cadastro Positivo só tem vantagens, pois eleva seu Score de Crédito, ampliando seu acesso a boas ofertas de crédito.

Agora que você tem mais essa dica de como ter acesso à boas ofertas em crédito, acesse o simulador da SelfCred e não perca a oportunidade de encontrar variadas opções de empréstimo. Clique aqui.!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.