Também chamados de órgãos de proteção ao crédito, a maioria das pessoas tende a achar que essas instituições servem apenas para armazenar informações sobre os inadimplentes. Porém, os birôs de proteção ao crédito podem também ser parceiros essenciais para te ajudar a otimizar os processos de crédito e cobrança dentro da sua empresa. Você já sabia disso?

Nós, da Selfcred, queremos te ensinar tudo sobre esse assunto! Continue lendo e saiba mais sobre isso.

O que são os birôs de proteção ao crédito e como funcionam?

Eles são um serviço que é responsável por reunir informações de crédito da população. Além disso, ele usa os dados de inadimplência de pessoas físicas ou jurídicas para auxiliar nas decisões envolvendo concessão de crédito.

Bem como, eles também possibilitam a conferência de histórico de pagamento, trazendo a possibilidade de tomar decisões mais analíticas para concessão de débitos. Além disso, eles servem para consultar o CPF e Score de crédito e monitorar o CPF e CNPJ.

Consultar o valor do seu score também é uma função excelente, que pode variar um pouco dependendo do birô, mas geralmente terá uma base fixa.

Porém, uma das principais vantagens desses órgãos é que eles oferecem ao consumidor a renegociação de débitos, com diversos benefícios atrelados aos acordos.

Principais birôs de proteção ao crédito

Confira, a seguir, os principais nomes nacionais do segmento para a proteção de crédito de empresas!

Serasa

Você com certeza já ouviu falar da Serasa Experian. Ela é, provavelmente, o birô mais famoso da lista, sendo também um dos mais tradicionais e mais utilizados no mercado.

Ela oferece uma grande variedade de serviços de consulta e monitoramento, além do Pefin, que é um serviço para regularizar débitos que permite adicionar dívidas em aberto de consumidores no banco de dados da própria Serasa.

SPC

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é um dos birôs mais tradicionais do país, junto da Serasa. Isso permite que ele tenha bases solidificadas pelos dados enviados pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL), presentes em todo o território brasileiro.

Boa vista – SCPC

O Serviço Central de Proteção ao Crédito permite consultas para análises de crédito, além do monitoramento do CNPJ e CPF.

Você já sabia sobre esse assunto? Assim também, não deixe de conferir nosso blog para se inteirar de mais conteúdos extremamente importantes para o meio financeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *